Espectro Sonoro

São os sons que conseguímos ouvir e não ouvir.


Dividem-se nos infra-sons,que são ouvidos por um tubarão ou uma aranha,nos sons audíveis,pelo ser humanos e nos ultra-sons,ouvidos pelas águias. Estes sons têm diferentes intensidades,existem intensidades que os humanos não conseguem ouvir,o homem houve dos 20 Hz aos 20000 Hz.Intesidades excessivas podem chegar a provocar a surdez temporária ou mais gravemente, a surdez permanente.

Fenómenos Do Som

  • Reflexão do som – eco e reverberação

    Eco
    O eco é a repetição de um som que foi produzido instantes antes.
    Um exemplo  do eco é quando produzido no fundo de uma escadaria, por um edifício, ou numa sala, pelas paredes. O intervalo de tempo é a distância extra dividida pela velocidade do som.

    Ecos podem ser desejáveis (como no radar ou sonar) ou indesejáveis (como nos sistemas telefônicos).
    O eco só pode ser produzido se estivermos a mais de 17 metros de distância da parede refletora.O eco ouve-se no mínimo 0,1s depois de ser produzido.

    Reverberação

    É o prolongamento do som,Ao acionar uma fonte sonora numa zona fechada, as primeiras ondas geradas propagam-se até às paredes, sendo refletidas. Percorrem um caminho em zigue-zague por todas as direções. Nesse intervalo de tempo, a fonte emitiu novas ondas que se combinam com as anteriores. As vibrações sonoras aumentam progressivamente de intensidade